Visita Cultural Casacor São Paulo 2018

  01/08/18      15h47

Visita Cultural Casacor São Paulo 2018

Acadêmicos do curso de Design de Interiores da FACNOPAR estiveram em viagem cultural para São Paulo, no período de 06/07 a 08/07/2018 acompanhados pelos professores Henrique Bolonhezi, Maria Aparecida Gagliardi e Meire Gonçalves, onde puderam conhecer as instalações do Mercado Municipal de São Paulo, inaugurado em 1939, e sua bela arquitetura marcada por detalhes clássicos no projeto assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

Os alunos foram agraciados com uma visita assistida ao Theatro Municipal de São Paulo, edifício em estilo neoclássico com influência Art nouveau, localizado no coração da cidade, a Praça Ramos de Azevedo, homenagem ao autor do projeto. O teatro foi Inaugurado em 1911, atendendo ao desejo da elite paulista da época, que almejava ver a cidade à altura dos grandes centros culturais da época. Seu estilo arquitetônico foi inspirado na Ópera de Paris e é semelhante aos mais importantes teatros do mundo Foi palco de grandes espetáculos e da Semana de Arte Moderna de 1922, quando artistas, escritores, músicos e pintores brasileiros buscavam inovações estéticas rompendo com os padrões em vigor. Nosso encontro foi recheado de momentos inesquecíveis de grande beleza e encontro com nossa história.

Durante a visita técnica à Casacor São Paulo, instalada no Jockey Club, os alunos puderam apreciar ambientes projetados por arquitetos, designers e paisagistas conceituados, propiciando a oportunidade de conhecimento nas tendências em estilos, móveis, estofados, iluminação, na aplicação de revestimentos diferenciados, conceituais e até mesmo inusitados, mostrando criatividade e olhar criador, enriquecendo o aprendizado com novas ideias a serem aplicadas aos projetos e à vida, já que existe também uma troca no que diz respeito a hábitos e costumes, experiência que armazena uma gama muito grande de informações e novas vivências que serão de grande valia para cada um.

Participamos ainda de visita ao Shopping Cidade Jardim, que tem um conceito diferenciado de outros empreendimentos, brindando cada um dos participantes com a oportunidade de vislumbrar as vitrines de lojas diferenciadas de marcas internacionais, com luxo e paisagismo bastante explorado em todos os pavimentos.

Encerrando nossa visita técnica, os alunos puderam conhecer a Avenida Paulista, e o MASP, Museu de Arte Moderna de São Paulo, com exposição de obras selecionadas provenientes de diversas coleções do acervo, a feira de antiguidades, o mirante do Edifício do SESC Paulista recém-inaugurado que presenteia a todos com uma bela vista da cidade.

Ainda na Avenida Paulista, os acadêmicos de design visitaram no Espaço Cultural Itaú a exposição sobre a vida e obra do designer de móveis e arquiteto brasileiro Sérgio Rodrigues contendo exemplares de suas obras e croquis mais importantes, entre elas a Poltrona Mole, premiada internacionalmente e ícone do design.

Finalizamos nossa viagem cultural com a visita ao tradicional bairro da Liberdade, conhecido pela cultura oriental e os jardins do Museu Paulista mais conhecido como Museu do Ipiranga.

Foi uma viagem bastante proveitosa com a celebração entre alunos e professores em grande troca de experiências e agradável proximidade.

            

Visita Cultural Casacor São Paulo 2018