NOTÍCIAS SOBRE DESIGN DE INTERIORES

  23/05/19      09h49

Feng Shui no quarto: como aplicar e quais as dicas mais importantes

A técnica chinesa faz toda a diferença no ambiente de relaxamento, repouso e renovação de energias

Para os amantes do Feng Shui - arte de harmonizar a energia dos espaços - o quarto é um dos principais ambientes para aplicá-lo. “E isso porque são ambientes reservados, sagrados, especiais e dedicados aos sonhos das crianças, aos segredos dos adolescentes, às inspirações dos jovens, às intimidades dos casais e ao repouso e renovação de energia de todos que os ocupam”, explica Cris Ventura, consultora, palestrante e à frente do Canto do Feng Shui.

Com isso, fica claro que manter as energias fluindo de maneira harmônica faz toda a diferença, não é? Por isso, conversamos com Cris e separamos as melhores dicas de como aplicar o Feng Shui no quarto.

Além de ter cabeceira forte e inteiriça, para transmitir segurança e proteção, a cama deve estar encostada em uma parede sólida, de frente para a porta de entrada, mas não com os pés voltados diretamente para ela. Ou seja, deve permitir a visão ampla de quem entra e sai. “Quando o móvel fica de costas para a porta, é como se você estivesse de costas para os acontecimentos e para o destino da sua vida”, ela explica. E tem mais: nada de cama embaixo da janela, isso pode causar sensação de insegurança. “É importante lembrar de deixar espaço debaixo da cama para a circulação e fluidez de energia positiva. Além disso, evitar prateleiras, sancas e armários sobre a cama, podem causar sensação  de opressão e cansaço, já que dificultam o descanso mental e renovação de energias”.

Aquele papo de que as cores influenciam nas energias (positivas ou negativas) é, sim, verdade. Invista em tons claros como verde, rosa, azul, pastel, cinza e lilás para energia mais suave. Cores quentes como vermelho, laranja ou amarelo, por exemplo, são muito estimulantes e ativas e, por isso, segundo a consultora, podem causar agitação e até insônia. Já as mais escuras, como preto e azul marinho, podem trazer sensação de tristeza e até causar depressão.

Desconecta!

Além da negatividade que as ondas eletromagnéticas trazem (sim, pois é), a especialista indica manter tablets, notebooks e até celulares o mais longe possível do quarto. “Isso pode causar preocupação ou insônia e o mesmo vale para os materiais de trabalho ou estudos”.


Guarda-roupas
Não existe tanta regra assim para esse móvel, mas a dica de Cris é de que ele não seja muito grande (a gente sabe que essa parte é bem difícil....), para não oprimir o ambiente e que fique posicionado na parede lateral à porta ou na que faz divisa com o banheiro, favorecendo a posição da cama.

Sem muitos segredos, o décor do quarto pede por roupas de cama confortáveis, e o uso de almofadas, tapetes e cortinas para criar clima relaxante e acolhedor. “Plantas renovam e melhoram as energias do ambiente, então é sempre legal ter. Pode ser um vaso pequeno de lírio-da-paz ou de zamioculcas”, Cris indica. Além disso, evite objetos de decoração pontiagudos, sozinhos ou em trios - prefira sempre pares até mesmo para almofadas, quadros, vasos, etc.

Dose dupla
Algumas dicas são específicas para quartos de casais - e podem fazer diferença no relacionamento. Para começar, a cama precisa de espaço para circulação dos dois lados. Abajures, luminárias e criados-mudos sempre em pares e iguais, para manter o equilíbrio da relação e sintonia. “Enfeites em dupla, em pares, que representam o casal ou fotos deles mesmos é legal. Pelúcia não é indicado, pois infantiliza a relação”.

Espelhos
Não são proibidos, mas pedem um certo cuidado. Os espelhos não devem refletir a cama, então pode ser melhor colocar dentro do guarda-roupa, na porta. Se houver alguma parede que não reflita a cama, ele está liberado e pode ser amplo.

Xô, bagunça!
Atenção bagunceiros de plantão: não é apenas desculpas das outras pessoas para que você arrume suas coisas. Segundo Cris, a bagunça afeta sim a energia do ambiente. “A bagunça exterior costuma refletir no interior, e o visual afeta o mental”. Ou seja, é preciso colocar cada coisa em seu lugar e manter a organização. Fazer a cama todos os dias, não deixar roupas ou sapatos jogados pelos quartos são algumas das dicas dela. “O quarto é lugar de relaxar e namorar”, ela justifica. “O método KonMari, da Marie Kondo, é fantástico! Fiz no começo do ano no meu guarda-roupas e está tudo uma maravilha: dobrar roupas e guardar na gaveta certa transmite sensação de bem-estar e ajuda no Feng Shui”, ela termina.

Fonte: https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2019/05/feng-shui-no-quarto-como-aplicar-e-quais-dicas-mais-importantes.html

NOTÍCIAS SOBRE DESIGN DE INTERIORES