Quais são as principais disciplinas do curso de Pedagogia?

  10/03/20      14h57

A Educação tem um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Esse cenário revela a importância do Pedagogo, que é o profissional responsável por encontrar formas de melhorar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes instituições, como em escolas tradicionais, ONGs que atendem a população carente, grandes empresas e até presídios.


Para exercer a profissão, é preciso fazer o curso de Pedagogia, oferecido em grau de bacharelado e licenciatura, nas modalidades de ensino presencial e a distância. A duração média é de quatro anos e, ao final da graduação, a maioria das faculdades também exige um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estágio supervisionado. Além disso, o estudante precisa ser aprovado nas disciplinas do curso de Pedagogia e, entender que é necessário cumprir a carga horária de atividades complementares, que podem ser computadas por meio de cursos livres online, simpósios, palestras, entre outros.


Principais Disciplinas do curso de Pedagogia


Durante os 4 anos da graduação, o aluno de Pedagogia tem contato com matérias essencialmente teóricas, que exigem bastante leitura e dedicação aos estudos. São disciplinas sobre os métodos e sistemas pedagógicos e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Veja quais são as principais disciplinas de Pedagogia:


Didática: Aborda conteúdos como planejamento, metodologias de ensino e avaliação, com o objetivo de capacitar o futuro professor a elaborar planos de aula e criar formas de avaliar o aprendizado dos alunos.


Métodos Práticos de Alfabetização e Letramento: Estuda como a oralidade, leitura e escrita contribuem para o aprendizado do aluno. Ensina também técnicas de ensino da escrita e como o professor deve intervir nesse processo. 


Literatura Infantil: Aborda os conceitos de literatura e da formação do leitor, além de técnicas e metodologias para inserir a leitura e a literatura na Educação Infantil.


Educação Inclusiva: Aborda os fundamentos, a legislação e as políticas públicas voltadas à educação de pessoas com deficiência no país. Discute as necessidades e condições específicas de cada um. 


Gestão Escolar: Estuda a estrutura, organização e funcionamento das instituições de ensino brasileiras, incluindo os métodos de gestão. 




Fonte: E+B Educação | Adriele Oliveira 

https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/pedagogia/noticias/quais-sao-as-principais-disciplinas-do-curso-de-pedagogia

Quais são as principais disciplinas do curso de Pedagogia?