Qual a matéria mais importante do vestibular?

  09/12/19      16h04

 

Estudar para o vestibular é uma verdadeira maratona educacional, afinal de contas, é preciso assimilar o conteúdo de várias disciplinas. Porém será que existe alguma matéria que é a mais importante para o momento das provas? Se você também tem essa dúvida continue acompanhando o post de hoje.

 

A hora de estudar para o vestibular 

Em geral, os conteúdos exigidos no vestibular incluem 11 disciplinas: matemática, português, física, química, biologia, geometria, geografia, história, filosofia, sociologia e língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Além da diversidade de matérias, há também uma variedade de assuntos dentro de cada uma delas. Para dar conta de tudo isso é importante criar um cronograma de estudos e se preparar com antecedência.

 

Sobre a matéria mais importante para as provas

 

Não podemos dizer que existe uma disciplina que seja a mais importante na hora de estudar para o vestibular. Isso, porque a sua média será calculada com base na pontuação de todos os conteúdos. Mesmo assim, é possível dedicar mais tempo a determinadas matérias em detrimento de outras.

Analisar o peso de cada disciplina é necessário na hora de montar seu cronograma. Afinal, será muito difícil você conseguir se aprofundar em todos os assuntos cobrados na prova. Porém como descobrir o que priorizar?

 

Observe os conteúdos que mais aparecem 

Toda prova de vestibular tem conteúdos que aparecem mais vezes do que outros. O assunto de probabilidade matemática, por exemplo, quase sempre é cobrado, inclusive nas questões do Enem. Ou seja, isso é algo essencial para estudar. Por outro lado, Filosofia e Sociologia, não têm tanto espaço nas provas. Então, elas podem ter um pouco menos de atenção.

Sendo assim, observe as edições passadas das provas na hora de estudar para o vestibular. Assim, você consegue ver os assuntos mais recorrentes. Mas cuidado: só porque eles aparecem menos, isso não quer dizer que não devem ser estudados.



Preste atenção aos assuntos específicos do seu curso

Os cursos estão divididos em três grandes áreas: humanas, exatas e saúde. Cada uma delas exige um conhecimento maior em determinados assuntos e eles devem ser priorizados na hora de estudar para o vestibular.

Desse modo, se você quer fazer Engenharia, por exemplo, precisa dominar bem física, química e matemática. Essas serão as suas matérias mais importantes e é necessário dedicar mais horas de estudo a elas.

As disciplinas específicas serão cobradas nas provas de segunda fase dos vestibulares. No Sisu, por exemplo, elas também influem na hora de ranquear a sua pontuação do Enem. Contudo, não se esqueça das demais matérias. Além de necessárias para a nota global, elas podem ser o seu diferencial na hora da concorrência.

 

Não menospreze a Português 

A matéria de Português sempre tem um peso alto nas provas, independentemente do curso que você fará. Sendo assim, ela também é muito importante e isso inclui a redação, que é cobrada nas provas de segunda fase e no Enem.

Como você observou ao longo do texto, não existe uma matéria mais importante na hora de estudar para o vestibular. Então, o certo é observar as suas disciplinas específicas, os conteúdos mais cobrados nas provas e, claro, ter domínio da nossa língua portuguesa.


Fonte: http://www.catho.com.br/educacao/blog/qual-a-materia-mais-importante-do-vestibular/
Sobre o autor: Beatris Oliveira - Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Qual a matéria mais importante do vestibular?
nta