Quais conteúdos de Matemática mais aparecem no Enem.

  27/09/19      10h23

O que cai no Enem em Matemática?

Como o próprio nome do exame diz, ele aborda os conteúdos aprendidos durante todo o ensino médio, o que é bastante coisa! Apesar disso, a prova de Matemática no Enem exige que o aluno domine também as operações de matemática básica, como grandezas, frações, regra de três, razões e proporções, porcentagem, entre outros conteúdos de nível fundamental.

Para conseguir uma boa pontuação nesta prova, não basta que você tenha habilidade com números ou figuras geométricas. É preciso ler com atenção e interpretar o texto de cada questão para entender o que é exigido, pois somente assim você chegará na resposta desejada.

Quais conteúdos aparecem com mais frequência?

Dê uma atenção especial aos conteúdos a seguir, que são bastante exigidos na prova.

Grandezas Proporcionais

Este é um dos assuntos mais frequentes nas provas de Matemática do Enem. As questões podem envolver grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. É bastante comum que sejam resolvidas com uma regra de três simples. A boa notícia é que o conteúdo é bastante simples. Portanto, estude grandezas, regra de três, razões e proporções.

Funções

É um dos principais conteúdos na área de Matemática. Você precisa dominar o conceito de função, seus cálculos e saber analisar graficamente uma expressão. As questões do Enem normalmente envolvem funções do 1° ou 2° grau. Com menos frequência aparecem as funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.

Geometria Plana e Espacial

Cálculo de áreas, perímetros e volumes são assuntos frequentes na prova. A geometria plana estuda as figuras não possuem volume (triângulos, quadrados, retângulos, etc), enquanto a geometria espacial estuda os sólidos geométricos (prisma, cilindro, pirâmide, cone e esferas). Estude as figuras planas e espaciais.

Análise Combinatória

Normalmente as questões do Enem apresentam situações envolvendo as operações de arranjo, combinação e permutação. Portanto, estude este conteúdo e faça bastante exercícios.

Probabilidade

Nas questões de probabilidade no Enem, os candidatos devem prever a ocorrência de eventos com base nas informações do enunciado.

Estatística

A Estatística é a área da matemática que nos permite coletar, organizar e interpretar os números dentro de um conjunto dos resultados. A análise de gráficos e tabelas é bastante cobrada no Enem, assim como o cálculo de médias, medianas e outras medidas padrões.

Trigonometria

É o ramo da matemática que estuda os métodos de resolução dos triângulos e investiga as funções trigonométricas. Normalmente as questões deste assunto apresentam um desenho da figura, explicando o que o aluno deve fazer para chegar à resposta. Geralmente, são cobradas as relações trigonométricas do triângulo retângulo: seno, cosseno e tangente.

Progressões

Progressões aritméticas (P.A.) e progressões geométricas (P.G) costumam aparecer bastante nas questões do Enem, exigindo que o candidato calcule a razão, encontre um determinado termo ou da soma de uma progressão.

Quais conteúdos de Matemática mais aparecem no Enem.