10 DICAS DE ESTUDO PARA A QUARENTENA

  23/03/20      11h26

O isolamento social é necessário para minimizarmos a propagação do coronavírus, obrigando-nos a reorganizar nossos hábitos diários e aprender novas formas de mantermos nossa rotina de forma geral.

Com a rotina de estudos não é diferente! Seguem abaixo algumas dicas para você reinventar sua rotina de estudos, mantendo a programação em dia com o melhor aproveitamento possível:

 

1. Ambiente de estudo: espaço físico adequado para aulas virtuais, reserve um local para você assistir e estudar as aulas. É importante que seja um espaço silencioso e que não haja interrupções. Combine com sua família um local da casa a ser preservado para você manter seu foco.

2. Horários: mantenha os habituais, comece a estudar no horário em que você começaria presencialmente. Isso evita a perda de tempo de estudo durante a quarentena e a necessidade de readaptação quando as aulas presenciais voltarem.

3. Disciplina: autorregulação, não fique de pijama. Acorde, tome um banho e troque de roupa: isso vai ajudar a entrar no clima do “dia-a-dia”, agora que não há mais elementos externos como sinal sonoro para início das aulas, a companhia de colegas que te estimulavam a ir para a aula, dentre outras coisas.

4. Aulas online: siga sua programação, seja rigoroso para assistir todas as suas aulas diárias no horário regular em que são oferecidas. Lembre-se: suas aulas continuam acontecendo e seguem uma programação. Quando as aulas voltarem ao ambiente externo, a programação continuará normalmente.

5. Aulas online: tire o melhor proveito do pausar e voltar, assistir videoaulas oferece o recurso pausar e voltar. Isso é ótimo para você usar quando surgir alguma dúvida, o raciocínio não ficou tão claro ou, especialmente, quando chega naquela parte do conteúdo que você sabe ser mais complexa. Entretanto, pausar e voltar muitas vezes pode acarretar em gasto de tempo maior do que o disponível, e isso pode prejudicar o conjunto das aulas, não dando tempo de assistir todas. Tenha parcimônia para aproveitar esses recursos.

6. Organização para estudar: você ganhou tempo por não precisar se deslocar, agora que você não precisa se deslocar pela cidade, então aproveite esse tempo para incrementar seus estudos: faça, por exemplo, mais exercícios dos conteúdos que são prioritários para você. Eles podem ser de matérias específicas ou aqueles em que você mais dificuldade.

 

7. Redes sociais: compensar isolamento físico com redes sociais não vai ajudar Desligue as notificações de seus apps e estabeleça horários fixos para checar suas redes sociais. O isolamento social da quarentena pode provocar uma necessidade de ficar conectado nas redes sociais continuamente, o que atrapalha os estudos.

 

8. Excesso de informações e notícias: evite distrações, acompanhe uma fonte confiável e se preserve do excesso de informações, porque ele pode fomentar ansiedade. Estamos expostos a um fluxo intenso de informações que pode ainda se acentuar com novas informações sobre o coronavírus, visto ser um assunto de interesse universal: a saúde pública.

 

9. Estudar em grupo:  se você tem bom aproveitamento do estudo em grupo, utilize alguma plataforma online que possibilite uma reunião remota (hangout, whereby, zoom, entre outras são alternativas interessantes).

 

10. Pratique exercícios físicos dentro de casa: manter-se ativo fisicamente vai te fazer se sentir melhor e mais disposto. Alongar-se, subir e descer as escadas, usar pesos para fortalecer musculatura, fazer yoga e meditação são ótimas opções.



Fonte: https://dicasdevestibular.blogosfera.uol.com.br/2020/03/20/10-dicas-de-estudo-para-a-quarentena/

10 DICAS DE ESTUDO PARA A QUARENTENA