Dia do Estudante

  11/08/20      10h22

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto.

A data celebra um direito básico dos cidadãos, e uma fase da vida onde nos dedicamos à busca do conhecimento, através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam.

Uma boa educação e um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Como surgiu o Dia do Estudante?

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Eles tiveram lugar nas faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Antes, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa.

Segundo a história, esses não foram os primeiros cursos superiores do país. Os primeiros datam de 1808, embora a criação das universidades tenha sido aprovada anos depois.

A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as Ciências Jurídicas têm na história da educação do nosso país.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante, que também pode ser chamado de "Dia do Aluno".

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes - UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.


Data relacionadas aos estudantes

19 de maio é o Dia do Estudante de Direito, porque é o dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados.

Há também um dia dedicado aos estudantes a nível internacional. Trata-se do dia 17 de novembro, Dia Internacional do Estudante. Essa data surgiu a partir da resistência dos estudantes à ocupação do antigo estado da Checoslováquia pelos nazistas, em 1939.

Em Portugal, o Dia Nacional do Estudante é comemorado em 24 de março. Essa data foi promulgada em 1987 pela República Portuguesa e recorda a crise acadêmica de 1962.

Mensagem para o dia do estudante

"Estudar é como conhecer mundos diferentes. Tempo de novidade a cada dia. Tempo de alegria a cada hora. Tempo de se preparar para a vida. Feliz Dia do Estudante!"

"Querido estudante! Saiba que você é o motivo, a razão primeira e mais importante de nossa fazer educação. Conte sempre com a gente!"

"Estudar é aproximar-se de nós, dos outros... Estudar é projetar sonhos, desejos, lutas e utopias... Estudar é humanizar, celebrar os mistérios de incompletude de nossa existência."

"Alunos com mérito

Se vocês chegaram até aqui, estimados alunos, e se agora estamos trabalhando juntos, é porque vocês merecem os parabéns. Mas hoje, gostaria de chamar a atenção para uma palavra importante que vocês certamente conhecem: mérito.

Quando uma pessoa conquista alguma coisa com mérito, não é porque ela é inteligente e mais capacitada que os outros a sua volta. Conseguir determinado objetivo com mérito é lutar por ele com todas as forças e, mesmo que seja em dificuldades, não desistir até o alcançar. Afinal, quem vocês acham que teria mais mérito numa prova de corrida, um atleta normal que chega facilmente a meta em 30 segundos, ou um coxo que corre suando a camisola, mas consegue lá chegar em 30 minutos?

Com isto quero dizer que não estou à espera que vocês sejam alunos brilhantes, nem que façam o impossível. Por muitas dificuldades que vocês possam encontrar, não desistam. E, acima de tudo, se esforcem. A maior recompensa que vocês podem ter é chegarem ao final do ano e receberem os resultados sabendo que tiveram todo o mérito neles." 


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-estudante/

Dia do Estudante