ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE DEPARTAMENTO PESSOAL, GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS (RH)

  24/09/20      09h15

A estrutura de uma empresa varia de acordo com o seu porte, atividade e gestão. Tais fatores interferem diretamente no modo como esta organização empresarial será gerenciada e quais departamentos existirão. Mas, existem alguns departamentos que são fundamentais para todas as empresas. São eles: departamento pessoal, gestão de pessoas e RH. Mas, você sabe quais são as atribuições de cada um destes departamentos? 

Para que você saiba com precisão quais são as atribuições e diferenças entre cada um destes departamentos tão necessários para as empresas, preparamos este artigo. 


O que faz o Departamento Pessoal?

Muita gente confunde o Departamento Pessoal – ou o conhecido DP – com a área de Recursos Humanos. Em muitos lugares, essa confusão acontece porque o DP e o RH se concentram na mesma sala ou no mesmo local. Mas, o Departamento Pessoal tem atribuições bastante diferentes dos Recursos Humanos. O Departamento Pessoal se originou na década de 30 e tem como atividades:


Contratar e demitir colaboradores

Realizar os devidos pagamentos

Realizar o pagamento de vale transporte e alimentação

Definir a carga horária de trabalho dos colaboradores

Realizar os contratos

Realizar os registros de carteira de trabalho

Aposentadoria

Férias

Cálculos de indenização trabalhista

Licença maternidade

Pagamento de 13º salário

FGTS e INSS.


O que se pode entender é que é de responsabilidade do Departamento toda a parte burocrática ligada a pagamentos em uma empresa – especialmente, pagamentos e provimentos aos colaboradores. Vale ressaltar que é responsabilidade do DP a emissão dos contracheques e também pela entrega dos mesmos aos colaboradores. 


O que faz os Recursos Humanos?

 

A criação deste departamento é algo recente. Na década de 90, as organizações observaram que para alcançar resultados de excelência, era preciso adotar medidas de valorização e retenção de profissionais, fazendo com que os mesmos sintam-se bem na organização. Nesse sentido, foi criado o Departamento de Recursos Humanos. E quais são as principais atribuições e responsabilidades do RH? 


Confira nos próximos tópicos: 


Seleção e recrutamento de profissionais

Integração de novos colaboradores 

Qualificação dos profissionais da empresa

Criação e premiação por metas alcançadas

Administração de comportamentos internos que possam interferir na produtividade da empresa

Potencialização do capital humano

Verificação dos profissionais que estão aptos a exercer funções na organização

Realização de palestras motivacionais

Trabalhos em prol da saúde mental dos colaboradores

Avaliação de desempenho de equipes 

Plano de carreira

Levantamento de necessidades dos colaboradores


Aqui é possível perceber que as responsabilidades do departamento de Recursos estão ligadas diretamente aos colaboradores. Tudo que estiver ligado a produtividade, contratação, desligamento e motivação dos colaboradores é dever do RH. É importante que os profissionais de RH estejam atentos às necessidades dos colaboradores e busquem ferramentas eficazes para garantir que o trabalho tenha a fluidez necessária e assim, a empresa alcance os objetivos traçados. 


O que faz a Gestão de Pessoas?


Para entender o que este departamento faz é preciso estudar cada parte deste termo. A começar pela palavra “gestão”. O termo “gestão” refere-se à administração e gerenciamento. 

Portanto, o Departamento de Gestão de Pessoas é o conjunto de atividades realizadas pelos gestores que compõem as diversas áreas de uma empresa. Tais ações têm como objetivo, administrar de forma eficaz os profissionais, os bens e serviços.


Algumas atividades são:


Relacionamento interpessoal

Desenvolvimento profissional dos colaboradores

Cultura organizacional

Comunicação holística

Criação de processos motivacionais

Incentivo ao trabalho em equipe

Planejamento estratégico

Capacidade de flexibilidade

Liderança.


Como foi possível perceber, cada departamento tem sua parcela de responsabilidade nos processos da empresa. Enquanto o Departamento Pessoal tem como objetivo auxiliar a empresa no que diz respeito às suas atividades administrativas, o Recursos Humanos é responsável pelo desenvolvimento pessoal. Já o Departamento de Gestão de Pessoas é responsável pela criação e gestão do relacionamento interpessoal e garantir que este relacionamento aconteça de maneira saudável. Nesse sentido, as três definições estão interligadas no meio corporativo e precisam ser trabalhadas para que os processos, os colaboradores e toda a empresa funcione de maneira eficaz.

Nenhum destes departamentos estão hierarquizados. Cada um destes departamentos têm importantes contribuições para as empresas e são de extrema importância para que as organizações empresariais tenham crescimento, lucratividade e sucesso em seus respectivos mercados.



Fonte: https://bityli.com/iooY5

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