Administração ou Gestão Comercial: Qual a diferença?

  24/02/21      17h28

Administração ou Gestão Comercial: qual fazer?


Entenda a diferença entre os cursos de graduação em Gestão Comercial e Administração para fazer a escolha certa.

O Brasil possui milhões de pessoas que precisam, de forma direta ou indireta, da assistência de um profissional que cuide da área administrativa. Para resolver esse problema, existem dois profissionais extremamente qualificados: o profissional de Administração e o profissional de Gestão Comercial.

Considerando a possibilidade de atuação em diversas áreas, ambos os profissionais não enfrentam dificuldade na busca de emprego.

Mesmo em momentos de crise, o profissional de administração consegue se destacar. Por exemplo, realizando a fusão de empresas e cuidando da documentação.

Assim como o gestor, que trabalha com comércio e venda de produtos e serviços variados. Envolvendo-se nas áreas operacionais e administrativas do negócio.


O que se estuda em Administração?


O futuro administrador aprende disciplinas como Contabilidade, Fundamentos de Administração de Empresas, Direito, Microeconomia, Matemática Financeira. Além de Gestão de Custos, Administração de Recursos Humanos e de Produção.

No curso, por exemplo, o aluno desenvolve e aperfeiçoa suas habilidades conceituais, humanas, técnicas e, sobretudo, espírito empreendedor.

Também aprende técnicas e teorias que o possibilitam ser um administrador capacitado a observar, diagnosticar e intervir nas organizações. Seja no setor público, no setor privado ou no terceiro setor.


E em Gestão Comercial?


O graduando em Gestão Comercial, apesar de compartilhar algumas disciplinas semelhantes ao administrador, tem um ensino com maior foco em pessoas e vendas. Isso por meio de assuntos como Empreendedorismo, Direito do Trabalho, Gestão de Pessoas e Equipes, Gestão de Compras, Marketing Empresarial, Economia e Mercado e Gestão da Qualidade.

A esse profissional são estabelecidas áreas operacionais e administrativas, envolvendo a redução de custos, incentivo do lucro e aumento da produtividade.

Este curso de ensino superior pode ser concluído em quatro semestres. Ou seja, é ideal para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho.


Quais são as áreas de trabalho para as duas profissões?


ADMINISTRAÇÃO

Vejamos quais são algumas das funções que podem ser exercidas pelo administrador:


Administração financeira: lida com o patrimônio da empresa, fluxo de caixa, análise de investimentos, capital de giro e outros assuntos do tipo;

Administração rural: atua em empresas rurais cuidando do processo de produção e distribuição dos produtos;

Logística: lida com a estocagem de matéria-prima, organização dos pontos de venda, relacionamento com fornecedores e controle do fluxo produtivo;

Administração hospitalar: planeja e desenvolve ações na área de saúde, podendo trabalhar no setor público ou privado;

Perícia: pode ajudar em perícias e avaliações nas empresas, sendo contratado para atuar na resolução de problemas na justiça;

Administração pública: trabalha diretamente com os órgãos públicos;

Vendas: semelhantemente ao marketing, ajuda nas vendas, negocia prazos de entrega e preços dos produtos;

Administração hoteleira: ideal para quem gosta de lidar com turismo, podendo trabalhar em resorts, spas, grandes hotéis, pousadas, dentre outros estabelecimentos. Ajustando o setor financeiro, de limpeza, de manutenção e demais setores envolvidos.



Gestão Comercial


Por outro lado, as empresas que mais empregam gestores comerciais são as grandes varejistas. 

Apesar do profissional também encontrar oportunidades em micro, pequenas, médias e grandes empresas de diversos ramos.

Confira alguns cargos ocupados por profissionais formados em Gestão Comercial:

Coordenador Comercial: analisa estratégias de vendas e concorrência, identifica e aponta tendências mercadológicas, estuda projeções e quadros comparativos e elabora relatórios gerenciais.

Coordenador de Filial: coordena as atividades das áreas administrativa, comercial, financeira e operacional da filial e representa a empresa junto a clientes e fornecedores. Acompanha as rotinas dos funcionários, analisa os resultados da filial e participa na definição das estratégias do negócio.

Gerente Comercial: gerencia diretrizes e define estratégias para comercialização de produtos e serviços. Desenvolve estudos sobre potencial, planos e programas de vendas e acompanha os concorrentes. Também avalia relatório de resultados das vendas, métricas e índices de performance.

Gerente de Vendas: gerencia estratégias de vendas, participa do planejamento anual e avalia as melhores práticas do mercado, com o objetivo de cumprir metas e desenvolver novos negócios. Acompanha o desempenho da equipe e indicadores de vendas.

Devido às competências desenvolvidas ao longo da graduação, ambos profissionais desenvolvem diversas habilidades técnicas e teóricas pertinentes ao mercado de trabalho. Assim favorecendo a contratação.


Bacharelado ou tecnológico, qual escolher?


Os cursos na modalidade bacharelado visam formar profissionais com conhecimentos práticos e científicos sobre uma determinada área – como é o caso da Administração. 

Apesar da possibilidade de abranger diversas esferas durante a vida profissional.

Costumam ter duração de três a seis anos e são possíveis de realização somente após a conclusão do Ensino Médio. O diploma é de graduação como um curso de nível superior.

Já o estudante que opta pelo curso de tecnologia – no qual se encaixa a Gestão Comercial – é preparado para ocupar cargos de gestão, supervisão e coordenação ao longo dos dois ou três anos de duração dos estudos.

No entanto, para fazer um curso tecnólogo, é necessário que o aluno tenha terminado o Ensino Médio. E assim como no bacharelado, o aluno recebe um diploma de nível superior após a conclusão do curso.

Resumindo, caso você atue ou queira atuar em uma empresa de forma abrangente, o ideal é optar por Administração. Por outro lado, caso o foco seja a atuação como gerente de vendas, cabe escolher a Gestão Comercial.


Na Facnopar, tanto o curso de Administração quanto o de Gestão Comercial, podem ser realizados em modalidade EAD (Ensino a Distância) ou no presencial.


E então, tirou suas dúvidas em relação a essas áreas? 

Se identificou com alguma delas? 

Então, qualifique-se para entrar nesse mercado de trabalho tão aquecido! 

Faça a sua inscrição para o vestibular online e invista no seu futuro!

Administração ou Gestão Comercial: Qual a diferença?