Comércio Exterior: Profissão, curso e carreira

  26/02/21      13h43

O Comércio Exterior é uma profissão que envolve operações de compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre países diferentes. Quando uma empresa brasileira compra de uma empresa estrangeira, essa operação é chamada de importação. Quando é a empresa brasileira que vende para outro país, a operação é chamada de exportação.

Há uma série de regras e leis que devem sem respeitadas nessas transações comerciais entre países e quem trabalha com Comércio Exterior deve ter um profundo conhecimento desses procedimentos.


A carreira em Comércio Exterior

Quem pretende seguir carreira na área de Comércio Exterior tem algumas opções de formação, podendo fazer o bacharelado Administração ou Economia seguido de uma pós-graduação, ou optar por um curso superior tecnológico em Comércio Exterior.

As atividades que este profissional realiza em seu cotidiano dependem do setor da economia, do porte da empresa onde ele trabalha e também de seu cargo e responsabilidades. Normalmente, envolvem o gerenciamento de operações como:


Importação

Exportação

Transações cambiais

Despacho e legislação aduaneira

Prospecção e pesquisa de mercados

Definição de planos de ação

Negociação e execução de operações legais

Contratos

Logística internacional

Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos

O profissional formado no curso de Comércio Exterior pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e  empresas de logística, entre outras, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.

É uma profissão que exige conhecimentos profundos de Direito e Legislação, Economia e Matemática. Ao contrário da profissão de Relações Internacionais, que é mais focada em aspectos sociais, culturais e políticos, no Comércio Exterior o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda.

Fazer um estágio ou trabalhar como trainee é um passo importante na carreira. Dessa forma o profissional entra em contato com a área na prática e pode ter uma visão mais clara das atividades nas quais vai querer se especializar no futuro. Normalmente, o profissional de Comércio Exterior começa a carreira como analista, podendo chegar a diretor após alguns anos de experiência.

Conhecer outros idiomas é obrigatório para trabalhar na área de Comércio Exterior, principalmente para acessar documentações e contratos internacionais e negociar com compradores e fornecedores. Por isso, além da fluência, é necessário conhecer a fundo os termos comerciais e legais. Inglês e espanhol são básicos e é desejável conhecer também o idioma do país com o qual realiza transações comerciais.


O curso de Comércio Exterior

Existem duas opções de graduação para quem quer estudar Comércio Exterior: o bacharelado, com duração de quatro anos, e o tecnológico, com duração de dois anos. Ambos conferem diploma de nível superior.

No bacharelado, o aluno tem uma visão mais generalista da profissão, com uma carga maior de disciplinas básicas e teóricas. Já o curso tecnológico concentra em dois anos as disciplinas essenciais para o exercício da profissão, preparando o aluno para entrar rapidamente no mercado de trabalho.


Grade Básica do Curso de Comércio Exterior

O currículo de Comércio Exterior varia de acordo com o tipo de curso (bacharelado ou tecnológico) e com a instituição. Conheça algumas das principais disciplinas que encontramos no curso de tecnólogo em Comércio Exterior:


Direito Internacional Público e Privado

Diversidade Étnico-Cultural

Economia Internacional

Gestão Aduaneira em Exportação

Gestão das Relações Humanas

Legislação no Comércio Exterior

Marketing Internacional

Sistemática de Importação


Você se interessou pela profissão de Comércio Exterior? 

Conte para a gente aqui nos comentários!

Comércio Exterior: Profissão, curso e carreira