Afinal, qual é a diferença entre os cursos de Administração e de Logística?

  12/03/21      16h04

As opções variadas de curso superior trazem incertezas na hora de escolher uma carreira. Muitos alunos que demonstram interesse na área de gestão, ficam divididos, muitas vezes, entre os cursos de Administração e Logística.

É uma dúvida que se justifica, afinal são áreas com algumas semelhanças. No entanto, o mercado de trabalho pode sinalizar rumos diferentes para essas profissões.

Para esclarecer as principais características sobre essas áreas, preparamos este post. Acompanhe e descubra como é a estrutura da graduação, o perfil profissional e as perspectivas de trabalho para cada curso!

Visão geral de cada área

Para saber qual carreira seguir, é importante, primeiramente, entender as características de cada uma dessas áreas. Confira algumas delas a seguir:


Administração

O administrador está presente em empresas de todos os segmentos e portes — tanto públicas como privadas. Ele faz a gestão de materiais, finanças e recursos humanos, podendo atuar em todos os departamentos. É um profissional que define estratégias, traça metas, lidera equipes, elabora políticas internas, avalia resultados, faz o relacionamento com clientes e fornecedores e busca soluções que garantam um gerenciamento eficiente.


Logística

O profissional de logística atua nas áreas de distribuição, armazenamento e transporte nos setores do agronegócio, indústria, comércio e serviços. Administra materiais e recursos e faz o planejamento de estoque e armazenagem, tanto no que diz respeito à movimentação interna, como no transporte para outras unidades, centros de distribuição e varejo. Negocia a compra de suprimentos, valor de fretes e pode também atuar na importação e exportação de mercadorias, principalmente em relação às documentações para essas operações.


Estrutura dos cursos

Se você está se decidindo entre fazer a graduação em Administração ou em Logística, um aspecto que deve conhecer é a estrutura de cada curso superior. Veja abaixo:


Administração

A Administração é um curso de bacharelado que dura 4 anos e oferece uma formação generalista com disciplinas teóricas e práticas. Os primeiros semestres se voltam para matérias mais abrangentes, como:


Economia;


Matemática;


Informática;


Teoria da Administração;


Sociologia;


Filosofia;


Ética;


Estatística;


Política.


Na sequência, a matriz curricular vai se tornando mais específica e voltada para a atuação no mercado de trabalho, com disciplinas sobre Finanças, Marketing, Produção e Recursos Humanos.

O objetivo é que o bacharel em Administração tenha uma visão analítica sobre o contexto social, político e econômico do país e do mundo e seja consciente quanto às noções de responsabilidade social e ética profissional. O diploma prepara para a gestão eficiente de organizações, em âmbito público, privado ou terceiro setor. Depois de formado, é preciso que o profissional faça o registro no Conselho Regional de Administração de seu estado para trabalhar legalmente.


Logística

Ao contrário da estrutura do curso superior em Administração, que é mais abrangente, o de Logística é mais direcionado. Trata-se de uma graduação na modalidade tecnológica, que tem duração de 2 anos.

Os cursos para a formação de tecnólogos são formatados pensando no mercado de trabalho, por isso as matérias são mais práticas. Veja algumas das disciplinas da matriz curricular:


Administração Financeira;


Economia e Comércio Exterior;


Logística Empresarial;


Compras;


Administração de Materiais;


Gestão de Estoques e Armazenagem;


Gestão de Transportes;


Sistemas de Distribuição.


O tecnólogo em Logística está preparado para trabalhar em indústrias e empresas de diferentes portes e setores e é o profissional-chave para elaborar planos estratégicos, visando à economia de recursos e à otimização dos processos da cadeia de produção.


Perfil do profissional

Nesse ponto, as carreiras de Administração e Logística apresentam semelhanças. Nas duas áreas, o profissional deve:


gostar de trabalhar em equipe;


ser flexível;


saber negociar;


ter habilidades de comunicação;


realizar planejamentos, análises e relatórios;


fazer networking;


ser organizado;


saber liderar;


ter habilidade com números;


enfrentar desafios.


É importante também que o candidato fique atualizado quanto às tendências tecnológicas do setor — principalmente em relação a sistemas de gerenciamento — e procure estudar um segundo idioma, o que é bastante valorizado por muitas empresas, como as multinacionais.

Para quem quer crescer na carreira, é fundamental também buscar outros cursos de qualificação — como especialização ou MBA (Master in Business Administration) — para agregar valor ao currículo e alcançar melhores oportunidades de trabalho.


Perspectivas profissionais

Confira a seguir como é o mercado de trabalho para os formados em Administração e Logística:


Administração

O fato é que toda empresa precisa de um administrador, ou seja, o mercado de trabalho está sempre com boas oportunidades. Como essa é uma faculdade versátil, a vantagem é que o profissional pode atuar em departamentos variados, como financeiro, compras, vendas, recursos humanos, marketing, entre outros.

É uma área que proporciona o crescimento na carreira. Candidatos que mostram qualidade no trabalho podem subir de cargo com facilidade — quem ingressa como estagiário pode se tornar analista, depois gerente, podendo alcançar também o cargo de diretor, por exemplo.

Além da gestão em empresas, o profissional pode atuar em bancos, organizações financeiras e mercado de capitais. Há oportunidades, ainda, em instituições públicas, em âmbito federal, estadual e municipal, e também no terceiro setor.

Os conhecimentos adquiridos nesse curso superior também são de grande valia para os profissionais que buscam empreender ou prestar consultoria.


Logística

As perspectivas profissionais para os tecnólogos em Logística também são promissoras. É uma área aquecida, principalmente com a globalização dos negócios. Desse modo, a eficiência na armazenagem, compra de suprimentos, transporte e distribuição de produtos tornou-se um diferencial para as empresas.

É preciso utilizar estratégias para reduzir os custos operacionais e agilizar os processos de modo seguro e sustentável — que proporcionem um fluxo otimizado e melhorem os resultados das organizações.

O profissional pode atuar em empresas de segmentos variados, centros de distribuição, portos, aeroportos, transportadoras, terminais de carga, como:


coordenador ou gerente de logística;


gerente de almoxarifado;


gerente de cadeia de suprimento;


gerente de expedição;


analista de operações logísticas;


analista de meios de transportes;


analista de processos logísticos.


O mercado de trabalho para Administração e Logística oferece boas oportunidades, no entanto, são áreas com características distintas. Avalie qual o seu perfil e ambições profissionais para descobrir com qual área você mais se identifica e comece a planejar o seu futuro!


A Facnopar oferece ambos os cursos.


Afinal, qual é a diferença entre os cursos de Administração e de Logística?