Enem 2021: datas, inscrições, provas e como estudar

  29/04/21      18h03

Provas do Enem 2021 devem ser aplicadas entre novembro e dezembro, mas edital ainda não foi divulgado.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, deve ser realizada entre novembro e dezembro. Essa informação foi divulgada pelo Inep em fevereiro, logo depois das provas do Enem 2020.

Geralmente, as inscrições para o Enem abrem em maio. No entanto, devido a pandemia de coronavírus e o atraso na realização do Enem 2020, pode ser que as inscrições demorem um pouco mais para abrir.

Assim que o Inep informar o cronograma do Enem 2021, atualizaremos esta página. Enquanto as datas e o edital não são divulgados, prepare-se para as provas com o conteúdo do Brasil Escola.


Datas do Enem 2021

Pedidos de isenção da taxa: sem previsão

Inscrições: sem previsão

Provas: entre novembro e dezembro de 2021

Resultado: sem previsão


Inscrições Enem 2021

As inscrições para o Enem 2021 serão realizadas pela internet, na Página do Participante. Todas as pessoas que estão no ensino médio ou já concluíram seus estudos podem participar das provas.

Antes das inscrições abrirem, o Inep estabelece um prazo para estudantes de baixa renda solicitarem isenção da taxa de inscrição. No ano passado, a taxa foi de R$ 85.

Para fazer a inscrição no Enem 2021 será necessário um CPF próprio, não sendo aceitos documentos de pai, mãe ou responsável. O estudante também precisa informar um número de celular e um endereço de e-mail.

Durante a inscrição no Enem, o sistema pede ao participante que informe a escolaridade, necessidade de atendimento especial, local de prova e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final, cada participante deve responder um questionário socioeconômico.


Provas do Enem 2021

As provas do Enem 2021 não devem sofrer alteração em relação aos últimos anos. Elas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, tanto a versão impressa quanto a digital, e formadas por 180 questões objetivas e uma redação.


1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática


A expectativa é que mais participantes possam optar por fazer o Enem Digital. No último Enem, 101 mil vagas estavam disponíveis para quem quisesse fazer as provas pelo computador.


O que estudar para o Enem 2021

O Enem 2021 segue Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Essa matriz deve mudar somente a partir do Enem 2023, quando todas as escolas já terão se adequado ao Novo Ensino Médio.

O conteúdo da Matriz de Referência é extenso, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. No entanto, alguns temas costumam cair com mais frequência.


Como estudar para o Enem 2020


Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.


Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2021.htm

Enem 2021: datas, inscrições, provas e como estudar