Enem e Vestibulares: O que fazer quando ainda não escolhi o curso?

  09/10/19      14h23

Faltando pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com muitos vestibulares já rolando pelo país, alguns estudantes ainda têm dúvidas sobre a profissão que devem escolher. 

Se você faz parte desse grupo não se preocupe, é normal. Existem pessoas que já nascem e crescem com a profissão que querem seguir na cabeça. Outras escolhem uma área, mas ficam indecisas quanto ao curso certo e também tem aquelas que não fazem a mínima ideia do que desejam fazer.

Neste momento que tantas perguntas surgem na sua cabeça e ainda se misturam com a intensidade de estudos de quem está na reta final de preparação para um vestibular, é importante que você faça uma boa análise dos seus planos para fazer a escolha certa.

Abaixo vão algumas dicas para te ajudar a escolher o curso certo. Confira!

- Considere suas habilidades

Procure conhecer as suas características. O que você gosta de fazer? O que você tem talento para fazer? Quais são suas principais qualidades e defeitos? Se faça essas perguntas e entenda também aquilo que você não tem aptidão nenhuma para exercer, mas não fique refém apenas de suas habilidades e talentos. Claro que essas características são importantes, mas existem outros fatores que devem ser levados em conta, como mercado de trabalho e o que você espera para o seu futuro profissional. Pensando nisso, você pode usar seus talentos para contribuir com alguma profissão que se encaixe bem nos seus planos.

- A escolha é sua

Muitas vezes nos espelhamos em nossos familiares e nas profissões que são quase uma forma de herança na família e pode acontecer de você não se identificar com o trabalho, mas ter medo de se arriscar em outra área. Em outros casos, os estudantes acabam sendo influenciados por um amigo ou até mesmo por algum curso da moda e quando chegam na faculdade acabam não se identificando com a escolha que foi feita. Na maioria das vezes, essas pessoas só querem ajudar, mas não tenha medo de escolher o curso que você deseja fazer, pois, no fim das contas, quem vai executar o trabalho é você.

Clique aqui para conhecer nossos cursos presenciais

- Orientação Vocacional

A decisão sobre qual carreira seguir é algo bem particular, mas procurar um profissional que possa ajudá-lo a compreender melhor as suas opções e dúvidas sobre elas é uma dica importante. Geralmente a orientação vocacional é feita por psicólogos e algumas escolas dispõem destes profissionais, principalmente para os estudantes que estão em fase pré-vestibular. Que tal tentar buscar ajuda de um profissional assim para te ajudar?!

Clique aqui para conhecer nossos cursos a distância (EAD)

- Conheça o trabalho

Quando falamos em conhecer o trabalho, não é apenas ler sobre, mesmo que isso também seja muito importante. Porém, teoria e prática são duas coisas diferentes. Por isso, tente encontrar alguma oportunidade de conhecer como é o dia a dia de alguém que exerce essa profissão, acompanhando de perto para entender como ela é na hora de ser executada. Isso vai te ajudar a saber se você se encaixaria naquele meio.

Clique aqui para acessar o vestibular online

- Não se desespere

Lembre-se de uma coisa: cada pessoa tem o seu tempo. Vestibulares costumam apavorar muitos estudantes. A mistura entre a ansiedade, a escolha do curso e o medo de não ser aprovado é desesperadora para alguns. Muitos jovens acham que assim que saem da escola já têm a obrigação de ingressar numa universidade. Claro que é legal quando você consegue seguir esses passos e começar um curso quando ainda está novo, mas esse desespero pode fazer também com que você se frustre fazendo a escolha errada. Tenha calma, pense, pesquise, se planeje e, se não der certo na primeira vez, não é o fim do mundo. Leve como aprendizado para a próxima oportunidade que com certeza, ainda virá.

Boa sorte!


Por Giullya Franco

Fonte:https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/blog/enem-vestibulares-que-fazer-quando-ainda-nao-escolhi-curso.htm


O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Enem e Vestibulares: O que fazer quando ainda não escolhi o curso?