Revista Científica da Facnopar - Vol V número especial sobre Design de Interiores

Casas Noturnas

Entre as diversas formas de lazer disponibilizadas ao público, estão as casas noturnas (boates), que têm como público alvo os jovens e outros adeptos, haja vista, a necessidade que as pessoas buscam neste local uma opção de entretenimento. Nesse sentido, este artigo científico tem por objetivo analisar os aspectos de uma casa noturna visando sua segurança com base na estética. A segurança é algo muito importante nesses ambientes e para isso existem normas que devem ser cumpridas. De igual modo, a estética é relevante, nela se destacam a iluminação, que provoca sensações no comportamento do público que frequenta esses locais; o mobiliário, por meio de sua arte; e as cores, que influenciam muito na personalidade do ambiente. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto ao corpo de bombeiros. Sendo assim, a estética é a ciência que trata do belo em geral; abrange os valores artísticos e a questão do gosto. Numa casa noturna é um dos principais focos, pois é a beleza de um local que chama atenção das pessoas para se dirigirem ou até mesmo se identificarem com aquele espaço.

Ergonomia para crianças cadeirantes

Este artigo tem como objetivo oferecer diretrizes ergonômicas para projeto de interiores direcionados a crianças portadoras de cadeira de rodas. A norma de acessibilidade da ABNT NBR-9050 não apresenta informações específicas à situação da criança cadeirante. Ainda em outras publicações há falta de dados relativos às medidas antropométricas específicas da criança cadeirante. As informações coletadas e os resultados são direcionados a crianças de 5 anos de idade. Inicialmente foi feito uma pesquisa bibliográfica para coletar dados sobre: o desenvolvimento psicomotor da criança de 5 anos, medidas antropométricas, medidas de cadeira de rodas infantil, chegando as medidas da criança nessa idade e as diretrizes adequadas para o ambiente e mobiliário. Este artigo será útil a qualquer pessoa que tenha interesse nestes dados, devido à escassez de informações sobre esse assunto.

Ecodesign paletes

Este trabalho tem como objetivo apontar formas inovadoras de se aplicar o palete em projetos de design de interiores, destacando as melhorias e a viabilização do seu reuso por ter um baixo custo, uma vida útil mais prolongada e fazendo com que haja diminuição dos impactos ambientais causados no seu descarte em terrenos abandonados, lixões, aterros e queimas. Assim, foram feitas pesquisas relacionadas ao ecodesign, analisando o ciclo de vida dos produtos em geral, e, mais especificamente sobre os paletes. Concomitantemente, foram realizadas análises de correlatos de ambientes compostos de móveis e outros produtos feitos de paletes. Os resultados apontaram que a reutilização para a fabricação de móveis e outros utensílios de forma sustentável foi amplamente satisfatória atingindo os objetivos do projeto.

Design dos Fast Foods e a Influência das Cores nos Ambientes

Este artigo tem a finalidade de abranger um assunto que se torna cada vez mais comum na correria do dia-a-dia, o fast food. Por meio da escolha desse tema, se analisa, os elementos presentes nesses locais e a maneira que interferem diretamente no comportamento do consumidor, o por que é quase imperceptível as influencias existentes nesses ambientes, que possuem um grande fluxo de pessoas. O ponto de partida deste trabalho foi á parte histórica dos restaurantes e suas modificações. Para entender os conceitos utilizados pelos fast foods foram utilizadas, analises e pesquisas nas quais indicaram o comportamento do consumidor diante de algumas características. Examinou se também o design de seus elementos através de uma análise de correlatos.

Iluminação e sua Influência nos Usuários da Edificação

O presente artigo propõe um estudo sobre a iluminação, pois para que um ambiente seja iluminado não basta apenas determinar certa quantidade de luz no espaço, mas sim criar condições para que a luz torne-se algo significante, eficiente e confortável ao usuário da edificação. Para que isso seja possível, deve-se conhecer as propriedades da luz, e sua influência na qualidade de vida, nas condições de trabalho, tornando o ambiente seguro e confortável.A luz é indispensável e um elemento de extrema importância no ambiente construído. Por esse motivo é vista como algo natural, passando despercebida na maioria das vezes, fazendo com que não se note seu real valor.Devido a tais fatores foram desenvolvidos muitos sistemas para uma iluminação eficiente, duradoura, e mais econômica.

A evolução da cozinhas residenciais

O objetivo deste artigo é apresentar as diferenças evolutivas que a cozinha traz ao decorrer da história da humanidade. O artigo explicara que as cozinhas constantemente modificam-se, respeitando as exigências arquitetônicas e as atualizações de design, assim como os novos usos adquiridos pelos espaços residenciais através dos tempos. Conclui-se que as cozinhas, sempre ocuparam um espaço importante nas residências, tornando-se ambientes mais integrados aos demais, ressaltando sua predominância entre os ambientes das áreas sociais, ligadas ao lazer e também aos setores de serviços.Desde a Idade Média até os dias atuais, a cozinha residencial passou por várias transformações referentes aos aspectos de dimensões, layouts, implantação, disposição dos mobiliários e a utilização de seus equipamentos.Tais transformações decorrentes da adequação das mudanças sociais, da arquitetura e das novas tecnologias.

Apartamentos estúdios

O presente artigo propõe um estudo sobre um novo estilo de moradia urbana um apartamento estúdio. Pretende-se apresentar o método mais adequado de mobiliá-lo e decorá-lo, mesmo sendo uma moradia de poucos metros quadrados, visando a qualidade pós-ocupação e aplicando as preferências do cliente dentro deste contexto. Para tanto, se faz necessário um estudo prévio de cada etapa e cada fator, para a prevenção de erros de projeto de interior, muitas vezes diagnosticados durante a utilização do imóvel.De acordo com Braga (2014), a sociedade atual, apresenta novos padrões de família, costumes e necessidades que estão fazendo com que algumas construtoras optem por lançarem empreendimentos imobiliários que sigam o perfil de pessoas que vivem sozinhas por longo prazo, ou casais que possuem um único filho. Na maioria das vezes, tais empreendimentos localizam-se em áreas urbanas cujo valor do metro quadrado possui alto custo.

Estudo de viabilidade

O presente artigo tem por finalidade abordar na história, como surgiu a profissão designer de interiores, como também esclarecer a importância desse profissional; suas responsabilidades; as etapas que pode executar, desde sua concepção até a conclusão do projeto. Por meio de pesquisas bibliográficas buscou-se fundamentação teórica de autores como Braga (2007); Azevedo (2012); Caupi (2013); Neves (2009); entre outros; que contribuíram para a elaboração e estruturação dos conteúdos, sobre a História do Design, das diferenças entre o arquiteto, o decorador e o designer com destaque para as funções; dos direitos e deveres do Designer e, dos tramites legais na regulamentação da profissão para que este seja inserido no mercado de trabalho.

APRESENTAÇÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores sobe mais um degrau na construção de uma formação integral assim como contempla a missão da nossa Instituição. O curso desenvolve competências fundamentadas na ciência, tecnologia, cultura e ética, desempenhando papel enquanto revelador de tendências de acordo com necessidades e práticas sociais.Esta edição especial da Revista Ciência e Humanidades traz artigos desenvolvidos por discentes e docentes do curso, fomentando uma consciência crítica, enfatizando a formação humanística concomitante à técnica.Esta edição especial da Revista Ciência e Humanidades traz artigos desenvolvidos por discentes e docentes do curso, fomentando uma consciência crítica, enfatizando a formação humanística concomitante à técnica.