Revista Científica da Facnopar - Vol V número especial sobre Educação e Ensino à Distância

Sobre a Revista

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Sobre a Revista

A Revista Ciências e Humanidades

Fundada no segundo semestre de 2002, a RCH oferece espaço para a publicação de

artigos científicos, ensaios, resenhas, traduções, memórias históricas, resumos de

dissertações/teses, notas sobre legislação, e notícias sobre eventos acadêmicos.

A revista está registrada no ISSN – International Standard Serial Number sob o

número 1809-561X e recebeu, apresenta-se como Revistas de Ciências e Humanidades, visando

eu seu conceito, trazer de forma periódica reflexões dentro de uma característica única e

transversal na abordagem dos Direitos Humanos e das Ciências Sociais, mesclando desta forma as

diversas áreas do saber..


 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de

que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona

maior democratização mundial do conhecimento.


Revista Ciência e Humanidade

ISSN 1809581X


Publicação semestral dos Cursos da FACNOPAR

Faculdade do Norte Novo de Apucarana


Educação e Democracia na Constituição

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O trabalho em apreço analisará os objetivos da educação diante da democracia moderna e perante a Constituição Federal de 1988, que se demonstra um instrumento de cidadania, onde a cooperação entre Estado, sociedade e família se faz de suma importância para a efetiva formação dos cidadãos modernos. Os principais princípios de ensino, quais sejam, a igualdade de condições e acesso e permanencia nas escolas, são basilares para a formação do cidadão que escolherá seu representante, podendo exercer da forma mais consciente possível o seu poder popular. A constituição atual trouxe a educação na condição de direito fundamental, sendo esta o melhor meio de construir uma sociedade mais justa e consciente, lembrando que ela começa sempre na família e se desenvolvendo na sociedade com o auxílio do poder público. O principal objetivo é demonstrar que a educação é a melhor maneira de fazer mudar a sociedade concretamente, entretanto, é um investimento de longo prazo.

Sobre Formação de Professores

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A presente pesquisa teórica visa aprofundar o que consiste a responsabilidade do professor como profissional da educação, pois da sua formação dependerá a aprendizagem dos alunos. Como ideia fundamental o docente na sua formação continuada deverá, paulatinamente, tomar consciência que a escola não é mais um balcão que se adquire ou compra um saber ou um local que apenas o mesmo será transmitido, como se verá no desenvolver da pesquisa. O conhecimento é uma conquista de todos, baseado na busca constante de novos métodos de ensino aprendizagem, usando uma prática pedagógica para na formação de seus alunos torná-los reflexivos, críticos, dialógicos e na intersubjetividade construir os saberes, superando toda a gama de dificuldades que se opõe como obstáculos para o processo, intrínseco e inerente a esta prática.

O Sistema Patrimonial Luso-brasileiro e as Consequências para Educação

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A proposta deste artigo é realizar uma análise da educação no Brasil a partir da tipologia weberiana de estado patrimonial. Verificar mediante a história, partindo da análise do sistema patrimonialista de dominação tradicional, como uma das marcas da formação da cultura e do modo de ser do povo brasileiro. O método será a pesquisa bibliográfica e hermenêutica dos textos e autores estudados, que tem como objetivo compreender a influência desta no conhecimento do processo educacional e cultural brasileiro desde o Brasil Colônia. O foco da discussão será o desenvolvimento e a transferência do sistema patrimonialista de Portugal para o Brasil, analisando historicamente o desenvolvimento da cultura no Estado português e brasileiro. Mostrar a importância da educação e da formação docente como algo desvinculado de uma moral social ou de um modelo racional de decidir.

Redes Sociais e Educação Combinam

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As redes sociais digitais, modelos característicos de ambientes interativos, nascem com a proposta de ser um espaço de construção colaborativa de relacionamentos, contatos. O artigo almejou refletir sobre o processo de ensino aprendizagem e a interação do aluno na construção do conhecimento.O ser humano é um ser social desde os primeiros agrupamentos experimentamos esta experiência. Ele necessita de viver em sociedade.Desde os primórdios o ser humano procurava se aproximarem em sociedade, essas inclusões já ocorriam a muito mais tempo do que se imagina, no tempo dos homens das cavernas agrediam outros homens em grupos sociais ou quando os partidos políticos e as instituições religiosas começaram a se organizar na primeira metade do século XIX.

Educação á Distância e a Formação do Professor

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Destaca a modalidade de ensino (EaD) seu desenvolvimento e a propagação do conhecimento em nível superior. Conhecer a ampliação no Brasil como em todo o mundo e a demanda por formação ou qualificação, a emergência de uma cultura de pessoas situadas em contextos ou locais distintos. Identifica-se o professor como peça fundamental e indispensável para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem e para que à educação à distância tenha sucesso, pois estes cumprem papéis de plena relevância. A educação à distância se desenvolve além do auxílio das tecnologias e novas tecnologias com o tutor e o professor, nos ambientes virtuais o acadêmico precisa do suporte para que consiga obter os resultados positivos no procedimento da metodologia de ensino aplicada. A implantação da informática no processo de construção do conhecimento provoca mudanças que vão além da jornada acadêmica dos discentes e da formação dos professores.

A Educação à distância como um ponto positivo para o Direito Fundamental à Educação

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Trata a presente pesquisa da afirmação da educação à distância como forma de salvaguardar o direito constitucionalmente consagrado à educação. Forma de alcançar o ensino, aprendizagem e profissionalização, nos mais diferentes espaços físicos. Para alcançar esta pesquisa fez-se mister analisar o que era direito, e, diferenciar o direito fundamental do direito humano, e, por fim compreender o direito social. Foi oportuno tratar a globalização como meio de acesso à educação, bem como das legislações que albergam o tema no Brasil. Como consequência alcança-se como resultado o lado positivo, inovador e incentivador da educação à distância.A intenção do presente artigo científico é analisar o fato da nova tecnologia que está sendo utilizada para obtenção de conhecimento científico, seja a nível de graduação ou mesmo pós-graduação.

O Fator Qualidade no Ensino a Distância

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O presente trabalho objetiva analisar a importância da qualidade em programas de Ensino a Distância oferecidos pelas instituições de ensino na atualidade. Pode-se constatar que esta modalidade de ensino é uma tendência inevitável para as instituições. Para tanto, se faz necessário um investimento na qualificação dos colaboradores envolvidos diretamente neste processo e em estrutura e infra-estrutura para que a instituição seja reconhecida através de uma imagem positiva onde o padrão de qualidade seja um referencial até para seus concorrentes. Para tanto, este estudo consiste em fazer uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como: qualidade, qualidade de serviços e ensino a distância. Conclui-se que as mudanças fazem parte do cotidiano de todos e são inevitáveis e que a modalidade de Ensino a Distância vem para disseminar o conhecimento para lugares antes inimagináveis aos olhos das instituições.

Educação à distância- instrumento de cidadania

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A educação é um direito fundamental estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e por isso é dever do Estado garanti-la a todos seus cidadãos. A preocupação com os métodos de ensino/aprendizagem devem ser uma constante, pois deles dependem o desenvolvimento pleno do indivíduo. Esse desenvolvimento passa obrigatoriamente pela aquisição da cidadania, traduzida pela participação das decisões políticas do governo. A educação a distância surge como mais um mecanismo na efetivação do mencionado direito fundamental, inovando o processo ensino/aprendizagem. Como novo mecanismo que é, surgem receios de que não seja viável tal instrumento. Porém novos paradigmas na educação precisam ser adotados para atender novas realidades sociais. A tecnologia de informação e comunicação podem agregar valor ao processo de ensino/aprendizagem. Os educadores devem analisar, refletir e vivenciar essa nova ferramenta educacional. A ideia de que somente é possível aprender pelo método tradicional é incompatível com uma sociedade que se modifica e evolui constantemente.

Educação à Distância - novas perspectivas

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O presente artigo pretende discutir alguns aspectos do conceito de educação a distância, relembrando seu histórico, suas vantagens e desvantagens, com foco no papel das novas tecnologias, que podem trazer novas perspectivas de atuação na área.Nos últimos vinte anos a educação a distancia tem sido muito debatida no Brasil, devido as alterações promovidas pela Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) e pelos decretos que posteriormente a regulamentaram. Esses debates enfocam uma trajetória de avanços e retrocessos da educação a distância, e, em muitos casos, primam pela desconfiança com que o tema é tratado.Tradicionalmente é dado a educação um papel interligado com o processo de desenvolvimento individual, e amadurecimento intelectual do sujeito. Essa noção tem sido debatida, e muitas vezes questionada na educação a distância, como se ela não fosse capaz de prover este desenvolvimento.

A Dimensão Objetiva do Direito à Educação

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A inclusão da educação no rol dos direitos fundamentais, as interfaces entre direito e educação mostram-se a cada dia mais complexas. A realidade social tem mudado de forma muito rápida, o que expõe não só as fragilidades dos sistemas, mas também exige novas soluções. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é estudar como o direito à educação tornou-se um direito fundamental, como ele passou a ser normatizado nos textos constitucionais pátrios, e como, de acordo com a mais moderna doutrina, ele pode ser considerado não só um direito público subjetivo, mas também um direito público objetivo, e as inovações que essa mudança de referencial trouxe.O processo educacional é aquele no qual o ser humano exerce sobre si ou sobre outro, de forma voluntária e consciente, uma ação com o objetivo de formar-se ou formar ao outro. No caso da sociedade ocidental esse processo foi sistematizado tendo como marco referencial a Revolução Francesa que fortaleceu a inclusão da educação como um dos direitos fundamentais do homem.