Educação Inclusiva e Especial

Educação Inclusiva e Especial

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  Início das Aulas: Inicio imediato após confirmação da matrícula
Sobre

O Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva visa contribuir para a promocão da inclusão de deficientes visuais e auditivos na comunidade escolar e extra-escolar por meio de discussões e reflexões sobre a educacão científica tendo como base a Educação e a diversidade, se constituindo em fator de desenvolvimento de habilidades para o exercício pleno da cidadania, além de estimular o desenvolvimento de atividades que possibilitem a integracão comunidade – faculdade - escolas, no processo de educacão inclusiva.

Certificação

Certificado será emitido após a conclusão das disciplinas curriculares e entrega do artigo científico do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva e Especial.

 Modalidade de Ensino

Educação a Distância | Aulas realizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

 Carga horária

360 horas/aula

Duração: 12 meses aula  
               06 meses para entrega do artigo científico 

 Público alvo

Egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia, professores da rede municipal e estadual, rede pública e privada e demais interessados.

 

Matriz Curricular

Disciplina: TEORIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO - 30 HORAS
Ementa: A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais


DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - 60 HORAS
Ementa: Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ESCOLAR - 30 HORAS
Ementa: Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

DISCIPLINA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL - 30 HORAS
Ementa: Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Deficiência auditiva/surdez: histórico. Educação de surdos no Brasil. Conceituação de deficiência auditiva. Tipos de surdez. Principais tipos de distúrbios auditivos. Causas da deficiência auditiva. O desenvolvimento da linguagem. A linguagem e o pensamento segundo Vygotsky. Piaget e Vygotsky e o desenvolvimento da linguagem. Aparelho auditivo. Benefícios que o aparelho auditivo traz ao usuário. Educação de surdos de acordo com Vygotsky e Skiliar. Processo de construção da alfabetização da criança surda. A declaração de Salamanca e a inclusão dos surdos na escola. Metodologia de trabalho com a criança surda. Avaliação da aprendizagem. Avaliação de texto elaborado pelo aluno surdo.

DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA VISUAL/CEGUEIRA: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: A deficiência visual/cegueira: histórico. Fundamentos teórico-metodológicos na área da deficiência visual. Prevenção da deficiência visual. Sintomas e sinais mais comuns de alterações visuais. Desenvolvimento da criança com deficiência visual. A visão e sua interferência no desenvolvimento motor. Adequações curriculares para alunos cegos e com baixa visão. A importância da integração sensorial no processo pedagógico e a utilização de recursos de acesso ao currículo. Utilização de recursos: ópticos e não ópticos. Complementações curriculares específicas: atividades de vida autônoma e social; processo de alfabetização da pessoa cega (Braille); soroban – leitura e escrita de números no soroban. Orientação e mobilidade: técnica com guia vidente; subir e descer escadas; senta-se em auditórios; passagens estreitas; sentar-se; passagem por portas; troca de lado; aceitar, recusar ou adequar ajuda; locomoção independente e a bengala; locomoção com cães-guia. Rede de apoio à inclusão de alunos com deficiência visual.

DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA FÍSICA: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Caracterização das pessoas com deficiência física: paralisia cerebral; distrofia muscular progressiva; lesão medular; mielomeningocele ou espinha bífida. Como a escola deve receber o aluno deficiente físico. Orientações gerais sobre o aluno deficiente físico. Orientações para o trabalho pedagógico com o aluno deficiente físico. Avaliação escolar do aluno deficiente físico. Objetivos da avaliação da aprendizagem. Tecnologias assistivas para alunos deficientes físicos: uso da informática; adaptações físicas ou órteses; adaptações de hardware; adaptações de software.

DISCIPLINA: CONDUTAS TÍPICAS: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Conceituação de condutas típicas. O aluno com condutas típicas: características. Condutas típicas mais frequentes nas salas de aula: distúrbios de atenção, hiperatividade, alheamento, agressividade física e/ou verbal, impulsividade, autismo, neurose, psicose. Estratégias de intervenção. Recomendações para convívio com alunos portadores de condutas típicas. Atitudes do professor frente ao público com condutas típicas. Adequações curriculares. Flexibilizações na avaliação. O professor e sua rede de apoio. Centro de atendimento especializado.

DISCIPLINA: ALTAS HABILIDADES: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Regulamentação da educação Inclusão para altas habilidades. Conceito de altas habilidades. Dimensões da inteligência segundo as diretrizes da política nacional de educação especial. Características de uma pessoa com altas habilidades. Metodologias de intervenção. Programas de enriquecimento: por níveis. Programas de segregação. Escolas especializadas. Salas de recurso. O papel da família no desenvolvimento de crianças superdotadas. O professor de alunos com altas habilidades

DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Conceituação do deficiente intelectual. Síndromes: síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21; síndrome de Asperger; síndrome de Rett; autismo; síndrome de Tourette; síndrome de Turner; síndrome de Williams. Identificação, análise, comparação e síntese. Teoria da modificabilidade cognitiva de Reuven Feuerstein.  Feuerstein e a zona de desenvolvimento proximal. Feuerstein e a mediação sociocultural. Modificabilidade cognitiva. Principais características da mediação. Programa de enriquecimento instrumental. Instrumentos utilizados no PEI. Análises da ação mental: o mapa cognitivo. História da deficiência intelectual. LDB

DISCIPLINA: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS - 30 HORAS
Ementa: Disciplina de caráter geral-específica com aspectos teóricos para o conhecimento, o desenvolvimento da comunicação através da LIBRAS..

Coordenação

Profª Maria de Lurdes Bragueto

Mais informações

E-mail: secretariavirtual@facnopar.com.br
Fone: (43) 3420 1700 ou 0800 500 1700

Valores

Parcelas: R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais).

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