O Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva visa contribuir para a promocão da inclusão de deficientes visuais e auditivos na comunidade escolar e extra-escolar por meio de discussões e reflexões sobre a educacão científica tendo como base a Educação e a diversidade, se constituindo em fator de desenvolvimento de habilidades para o exercício pleno da cidadania, além de estimular o desenvolvimento de atividades que possibilitem a integracão comunidade – faculdade - escolas, no processo de educacão inclusiva.
Certificação
Certificado será
emitido após a conclusão das disciplinas curriculares e entrega do artigo
científico do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva e Especial.
A Certificação será de Pós Graduação aos alunos portadores de diploma de Ensino Superior até o fim do curso. Aos alunos que não possuírem o diploma de Ensino Superior até o final do presente curso, será emitido Certificado de Extensão.
Modalidade de Ensino
Educação a
Distância | Aulas realizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Carga horária
360 horas/aula
Duração: 12 meses
aula
Público alvo
Egressos do curso
de Licenciatura em Pedagogia, professores da rede municipal e estadual, rede
pública e privada e demais interessados.
Matriz Curricular
Disciplina: TEORIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO - 30 HORAS
Ementa: A
natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do
conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a
imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e
científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a
faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do
pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da
consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A
complexidade humana: limites e desafios culturais
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - 60 HORAS
Ementa: Conceituação
e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso
comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A
evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e
renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições
de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo,
hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na
contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva,
explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema,
hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e
esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no
desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante,
qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e
demais trabalhos de conclusão de curso
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ESCOLAR - 30 HORAS
Ementa: Compreender
comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo
de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem
e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no
relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento
escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala
de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula:
relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua
identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação
dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos
psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola.
Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e
dispraxia.
DISCIPLINA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL - 30 HORAS
Ementa: Multiculturalismo:
o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição
da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação
brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões
raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O
enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem
como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas
diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O
currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade
cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no
estabelecimento do respeito às diferenças.
DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ: FUNDAMENTOS E
ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Deficiência
auditiva/surdez: histórico. Educação de surdos no Brasil. Conceituação de
deficiência auditiva. Tipos de surdez. Principais tipos de distúrbios
auditivos. Causas da deficiência auditiva. O desenvolvimento da linguagem. A
linguagem e o pensamento segundo Vygotsky. Piaget e Vygotsky e o
desenvolvimento da linguagem. Aparelho auditivo. Benefícios que o aparelho
auditivo traz ao usuário. Educação de surdos de acordo com Vygotsky e Skiliar.
Processo de construção da alfabetização da criança surda. A declaração de
Salamanca e a inclusão dos surdos na escola. Metodologia de trabalho com a
criança surda. Avaliação da aprendizagem. Avaliação de texto elaborado pelo
aluno surdo.
DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA VISUAL/CEGUEIRA: FUNDAMENTOS E
ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: A
deficiência visual/cegueira: histórico. Fundamentos teórico-metodológicos na
área da deficiência visual. Prevenção da deficiência visual. Sintomas e sinais
mais comuns de alterações visuais. Desenvolvimento da criança com deficiência
visual. A visão e sua interferência no desenvolvimento motor. Adequações
curriculares para alunos cegos e com baixa visão. A importância da integração
sensorial no processo pedagógico e a utilização de recursos de acesso ao
currículo. Utilização de recursos: ópticos e não ópticos. Complementações
curriculares específicas: atividades de vida autônoma e social; processo de
alfabetização da pessoa cega (Braille); soroban – leitura e escrita de números
no soroban. Orientação e mobilidade: técnica com guia vidente; subir e descer
escadas; senta-se em auditórios; passagens estreitas; sentar-se; passagem por
portas; troca de lado; aceitar, recusar ou adequar ajuda; locomoção
independente e a bengala; locomoção com cães-guia. Rede de apoio à inclusão de
alunos com deficiência visual.
DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA FÍSICA: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES
METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Caracterização
das pessoas com deficiência física: paralisia cerebral; distrofia muscular
progressiva; lesão medular; mielomeningocele ou espinha bífida. Como a escola
deve receber o aluno deficiente físico. Orientações gerais sobre o aluno
deficiente físico. Orientações para o trabalho pedagógico com o aluno
deficiente físico. Avaliação escolar do aluno deficiente físico. Objetivos da
avaliação da aprendizagem. Tecnologias assistivas para alunos deficientes
físicos: uso da informática; adaptações físicas ou órteses; adaptações de
hardware; adaptações de software.
DISCIPLINA: CONDUTAS TÍPICAS: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES
METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Conceituação
de condutas típicas. O aluno com condutas típicas: características. Condutas
típicas mais frequentes nas salas de aula: distúrbios de atenção,
hiperatividade, alheamento, agressividade física e/ou verbal, impulsividade,
autismo, neurose, psicose. Estratégias de intervenção. Recomendações para
convívio com alunos portadores de condutas típicas. Atitudes do professor frente
ao público com condutas típicas. Adequações curriculares. Flexibilizações na
avaliação. O professor e sua rede de apoio. Centro de atendimento
especializado.
DISCIPLINA: ALTAS HABILIDADES: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES
METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Regulamentação
da educação Inclusão para altas habilidades. Conceito de altas habilidades.
Dimensões da inteligência segundo as diretrizes da política nacional de
educação especial. Características de uma pessoa com altas habilidades.
Metodologias de intervenção. Programas de enriquecimento: por níveis. Programas
de segregação. Escolas especializadas. Salas de recurso. O papel da família no
desenvolvimento de crianças superdotadas. O professor de alunos com altas
habilidades
DISCIPLINA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: FUNDAMENTOS E
ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES - 30 HORAS
Ementa: Conceituação
do deficiente intelectual. Síndromes: síndrome de Down ou trissomia do
cromossomo 21; síndrome de Asperger; síndrome de Rett; autismo; síndrome de
Tourette; síndrome de Turner; síndrome de Williams. Identificação, análise,
comparação e síntese. Teoria da modificabilidade cognitiva de Reuven
Feuerstein. Feuerstein e a zona de desenvolvimento proximal. Feuerstein e
a mediação sociocultural. Modificabilidade cognitiva. Principais
características da mediação. Programa de enriquecimento instrumental.
Instrumentos utilizados no PEI. Análises da ação mental: o mapa cognitivo.
História da deficiência intelectual. LDB
DISCIPLINA: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS - 30 HORAS
Ementa: Disciplina
de caráter geral-específica com aspectos teóricos para o conhecimento, o
desenvolvimento da comunicação através da LIBRAS..
Coordenação
Profª Maria de Lurdes Bragueto
E-mail: secretariavirtual@facnopar.com.br
Fone: (43) 3420 1700 ou 0800 500 1700
Parcelas: R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais).
Consulte os
descontos de pontualidade.